Programas de Segurança e Saúde Ocupacional

De acordo com as normas e leis vigentes

PPRA - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é um conjunto de ações visando a preservação da saúde e integridade/segurança dos trabalhadores, através de etapas que visam a antecipação, reconhecimento, avaliação (qualitativa/quantitativa) e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, considerando a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

PPRA

PGR – PROGAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

O PGR – Programa de Gerenciamento de Risco é um conjunto de procedimentos, técnicas de gestão, métodos de avaliação, registros e controles de monitoramento e avaliação de riscos que devem ser seguidos e adotados pela empresa para a prevenção de acidentes de trabalho nos canteiros de obras, contemplados os riscos ocupacionais e suas respectivas medidas de prevenção. 

É um documento que demonstra o conjunto de ações e todos os procedimentos necessários para que os meios de prevenção sejam implantados dentro de uma obra.

P.O - PROCEDIMENTO OPERACIONAL

O Procedimento Operacional Padrão é uma ferramenta simples e muito utilizada na área de Segurança do Trabalho para minimizar riscos, possibilidade de erros e imperícia, por meio da roteirização na execução da tarefa para obter êxito em sua realização.

Sua grande vantagem é a garantia da padronização na realização das tarefas, com um roteiro a ser seguido que minimiza a possibilidade de ocorrer algo fora do planejado.

PGR

P.O.

APR - ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCO

APR significa Análise Preliminar de Riscos e consiste em uma ferramenta que identifica possíveis riscos no local de trabalho e cria estratégias e alternativas para evitá-los. Para isso, a APR faz uma análise de cada etapa das atividades exercidas dentro de uma empresa e encontra os erros que costumam acontecer. Assim, ela pode indicar melhores maneiras de praticar determinada função e diminuir os riscos de acidentes.

APR

SSMA – Saúde, Segurança e Meio Ambiente - Procedimentos

Criamos e implantamos os Procedimentos de SSMA para sua empresa.

Os Procedimentos de Segurança são ferramentas de gestão que definem as regras de segurança e as responsabilidades cabíveis aos colaboradores e à empresa.

Tem como objetivo proteger as pessoas, os equipamentos e as instalações da sua empresa, bem como promover a preservação do meio ambiente e a aptidão ao trabalho dos seus colaboradores, em decorrência da execução dos serviços realizados. Esses procedimentos contêm as descritivas de cada processo das atividades, com os riscos em que os colaboradores estarão expostos e as medidas mitigadoras.

Além disto, permitem que a informação seja padronizada para que toda a equipe envolvida diretamente na atividade tenha conhecimento das medidas de segurança e corporativas a serem cumpridas na empresa. Vale ressaltar que os Procedimentos de Segurança devem estar sempre disponíveis para consulta e a divulgação não exime os treinamentos específicos para as atividades críticas.

SSMA

PCMSO - PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E SAÚDE OCUPACIONAL.

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO é um procedimento legal estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho, no Brasil, mediante à Norma Regulamentadora 7, visando proteger a Saúde Ocupacional dos trabalhadores.

O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) é o conjunto dos procedimentos que devem ser adotados pelas empresas com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente os danos à saúde decorrentes do trabalho.

O PCMSO pode ser realizado somente por médicos dos serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho, o SESMT da empresa, e executado por um coordenador responsável.

PCMSO

PCMAT - PROGRAMA DE CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil) é um documento completo e minucioso cuja ideia central é prevenir acidentes de trabalho em todas as esferas do segmento. Ele é amparado pela Norma Regulamentadora de número 18 (NR-18), que é voltada ao setor de construção civil e estabelece parâmetros mínimos de segurança nos canteiros de obras.

PCMAT

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Contato

(11) 3337-5691

(11) 94036-7992

Atendimento

Seg. a Sex. das 8h às 16h

R. 24 de Maio, 35 - Conj 501 - República,

São Paulo - SP - Brasil

Empresa

 ©2020 Vilella Assessoria. All rights reserved by MPSI