top of page
  • Foto do escritorJoão Vilella

Atualização da NR-1



A nova nr-1 que entrará em vigor no próximo ano traz uma nova realidade em termos de Segurança do Trabalho.

Em seu novo texto 1.2.1.2 deixa claro que todas as instituições que possuem colaboradores deveram cumprir e fazer cumprir as legislações de Segurança do Trabalho bem com outras normas, leis e NBRs relacionadas.


Treinamentos


No item 1.7.7.1 temos uma facilidade do re-aproveitamento de treinamentos que irá trazer benefícios aos empregadores por terem seus colaboradores treinados de modo mais rápido e com um custo menor visto que muitos novos colaboradores das empresas já entram com conhecimento adquirido em outras instituições.

No entanto vale ressaltar que as empresas devem ter a certeza de que o colaborador realmente tem o conhecimento necessário para realizar suas tarefas com total segurança. Devemos sempre levar em conta que se o colaborador sofrer um acidente na empresa, a responsabilidade será da empresa que ele está executando suas atividades. O que faz com que a empresa que aproveita treinamentos de seus colaborados realizados em empresas anteriores, ter a necessidade de ter a certeza de que o colaborador foi treinado ou se apenas tem um certificado assinado por um suposto profissional da área de segurança.


PGR


A obrigatoriedade de realizar o PGR (Programa de Gerenciamento de Risco) com a participação dos colaboradores da empresa traz uma realidade que sempre foi o dia a dia dos profissionais da área, que de maneira consciente sempre tiveram a visão de que ninguém tem mais conhecimento dos riscos das atividades do que o profissional que as exercem. Para criar o atual PPRA devemos interagir com os profissionais envolvidos nas atividades, assim conseguimos criar um PPRA e futuramente o PGR com base técnica, colocando os profissionais envolvidos como instrutores nos mostrando os reias riscos do dia a dia, e envolvendo os na elaboração do documento desta maneira fica mais fácil a implantação do programa de prevenção de riscos ou futuramente o PGR.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page